Realizações 2011

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JALES

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANO 2011

Nº de alunos matriculados

Educação Infantil – creche: 624

Pré-escola: 676

Ensino Fundamental: 2.138

EJA (Educação de Jovens e Adultos): 88

Total de alunos: 3.526

  1. CONSTRUÇÕES/AMPLIAÇÕES E REFORMAS DE ESCOLAS

  1. Inauguração da Emei Profª Gema Aparecida Prandi Rosa, no mês de maio, comemorando os 70 anos de Jales.UmaEmei que conta comamplo espaço, onde a função de cuidar e educar as crianças pequenas são priorizadas e o espaço físico foi planejado para dar todas as condições necessárias para que sejam plenamente atendidas. É constituída de salas com banheiros próprios para atender crianças das diversas faixas etárias, salas de aulas, cozinha, refeitório, brinquedoteca, fraldário, lactário, sala para reuniões, amplas áreas para desenvolver atividades lúdicas, pátio coberto, entre outras. Possui sistema de captação para águas fluviais e energia solar. Esta Emei, assim como as demais, conta com equipamentos e material didático e pedagógico para desenvolvimento de atividades que visam proporcionar a educação integral das crianças.

  1. Ampliação de escolas municipais – uma sala de aula na Emei do Jardim Arapuã e uma sala de aula na EM Prof.Alberto Gandur I.

  1. Lançamento da pedra fundamental da construção da Secretaria Municipal de Educação em terreno adquirido pela Prefeitura Municipal de Jales junto ao Clube do Ipê.

  1. Ampliação da quadra da EM Profª Eljácia Moreira.

  1. Cobertura do pátio da E.M.Profª. Iracema Pinheiro Candeo-Lola.

  1. Reforma dos banheiros para alunos da E.M.Profª. Elza Pirro Viana.

  1. Construção de muro na Emei Profª. Nívea L. M. P. Alves.

8- Jales é contemplada com uma nova Emei, através do PROINFÂNCIA, convênio com o Governo Federal. A mesma será construída na Rua Fraternidade, s/n, Jardim Maria Silveira. Abrigará alunos da Emei Prof. Antonio Di Bernardo Perez.

II- PROJETOS ESPECIAIS DA SME

  1. Projeto de Alfabetização Cidadã – em parceria com a PRODDADOS, trabalhou com nove turmas de alfabetizandos, aproximadamente 150 alunos envolvidos. Os alunos receberam a certificação de alfabetizados no dia 01/12/2011. O índice de analfabetismo, que em 2000 era de 9,1% da população, recuou para 5,7%, conforme censo de 2010.

  1. Projeto de Educação Integral

Além das 07 emeis, atendem alunos em período integral a E.M.Profª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, E.M.Profª. Elza Pirro Viana e E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda. Os alunos, em período diverso ao escolar, são protagonistas nas aulas de educação ambiental, saúde, música, literatura infantil, informática e atividades recreativas.

  1. Projetos de Reforço Escolar

Atende alunos com dificuldades de aprendizagem com aulas em período inverso ao escolar e com a contratação de estagiárias.

  1. Valorização do quadro do magistério e servidores da educação.

  1. Aprovação do Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Municipal de Jales, conforme Lei Complementar Nº 223, publicada em 11/12/2011.

  1. Elaboração do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Jales, em tramitação.

  1. Valorização salarial e bônus para docentes e servidores.

  1. Material didático/pedagógico variado e de qualidade.

  1. Formação Continuada para docentes, gestores e servidores da educação:

5-1- Especialização em Relações Étnica Raciais na Escola pela UAB-Polo Jales.

5-2- Curso para professores de educação musical.

5-3- Curso sobre Educação inclusiva.

5-4- Curso sobre gestão escolar.

5-5- ADIs e Babás- Cursos em parceria com o CREAS, com as temáticas: Alimentação Escolar, Saúde Geral, Desenvolvimento Infantil, Cuidados com o bebê, Ética Profissional, O brincar.

5-6- Inspetores de alunos e pessoal de limpeza- Relações humanas na escola inclusiva pautada pelo respeito e valorização da diversidade.

5-7- Pessoal que trabalha em funções de secretaria- Relações humanas na escola e comunidade e escrituração e arquivo de documentos.

6- Ingresso de 30 docentes na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  1. Introdução de aulas de música, ministradas por professores especialistas, no Ensino Fundamental.

  1. POLÍTICA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

1- Coordenação na área de Educação Especial na perspectiva inclusiva.

2- I e II Curso sobre Educação Inclusiva-Polo Jales, com a participação de 30 municípios, no mês de maio e setembro, em parceria com o MEC/FNDE

3-Investimento em acessibildade dos prédios escolares.

4-Contratação de professores interpretes para alunos com deficiência auditiva.

5-Inclusão de alunos deficientes em salas comuns e atendimento especializado em período inverso ao escolar.

  1. MODERNIZAÇÃO E CONFORTO PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

1-Lousas digitais, máquina de xerox e data show em todas as escolas municipais e municipalizadas.

  1. Laboratórios de informática em todas as escolas municipais e municipalizadas. Nos laboratórios há computadores ligados a rede mundial de internet, com monitores capacitados para atender alunos desde a Pré-escola.

  2. Salas de aulas com ar refrigerado nas escolas municipais.

VI-UNIFORME PARA TODOS OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL-

Cada aluno recebeu duas camisetas e uma bermuda.

VII-MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE

  1. As escolas municipais e estaduais são atendidas com merenda escolar de qualidade. O cardápio é elaborado por nutricionistas do município, conta com carnes (frango, vaca, peixe, porco), verduras, legumes e frutas variadas.

  1. As frutas, verduras e legumes são adquiridas da agricultura familiar beneficiando pequenos produtores locais.

  2. Houve a terceirização da merenda escolar e a Empresa Starbene foi a empresa responsável pelo fornecimento da alimentação escolar.

  3. Foi realizado um trabalho de educação alimentar nas escolas da rede visando aquisição de hábitos saudáveis e diminuição de desperdício.

  4. Houve a contratação de uma nutricionista e a aquisição de um veiculo para uso do setor de merenda escolar permitindo melhores condições de trabalho e fiscalização da qualidade da merenda.

  1. AQUISIÇÃO DE ÔNIBUS ESCOLARES

Foram adquiridos, com recursos próprios, três ônibus escolares. Os ônibus escolares transportam alunos da zona rural e 10 ônibus transportam alunos para Votuporanga, Araçatuba, Santa Fé do Sul e Fernandópolis para cursos superiores não existentes na UNIJALES.

IX-PARCERIAS COM ENTIDADES FILANTRÓPICAS

1-Casa da Criança- repasse de R$ 12.500,00 mensais, alimentação completa para as crianças e cessão de 03 servidoras públicas municipais.

2-APAE de Jales – repasse de R$ 23.499,34 mensais e auxílio para aquisição de combustíveis e alimentação escolar.

  1. Concessão de Bolsa de Estudos aos alunos (curso superior e profissionalizante) e auxílio transporte escolar para as Faculdades da Região

  1. Apoio Financeiro aos estudantes de curso superior (209 alunos) e Profissionalizante (106 alunos)

  1. Transporte de Alunos para as Faculdades da região (Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Votuporanga e Araçatuba): 360 alunos

XI-QUALIDADE DE ENSINO ATESTADA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS

1-IDEB-INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Município de Jales- média 7.1

2-Resultados do SARESP 2010

A rede municipal de Jales obteve destaque na avaliação e teve médias acima das escolas estaduais, das escolas da Diretoria de Ensino de Jales e das escolas municipais do Estado de São Paulo.

Enquanto a média de desempenho dos 3º anos das redes municipais de ensino do Estado de São Paulo foi de 61,3% para Língua Portuguesa e 64,8% para Matemática, os

alunos da rede municipal jalesense somaram 81% em português e 77,2% em matemática.

No 5º ano, os resultados satisfatórios se repetiram, enquanto a média geral de proficiência em Língua Portuguesa foi de 190,3 pontos, os alunos da rede municipal de Jales alcançaram 219,5. Em Matemática, a média geral foi de 202,7 e em Jales os alunos das escolas municipais comemoram os 237,1 pontos obtidos.

Língua Portuguesa –

3º Ano

Matemática –

3º Ano

Rede Estadual

66,8

72,0

Diretoria de Ensino

74,2

76,8

Redes Municipais

61,3

64,8

Rede Municipal de Jales

81,0

77,2

Língua Portuguesa –

5º Ano

Matemática –

5º Ano

Rede Estadual

190,4

204,6

Diretoria de Ensino

203,8

223,8

Redes Municipais

190,3

202,7

Rede Municipal de Jales

219,5

237,1

O Pólo Regional de Jales/Universidade Aberta do Brasil/MEC e Prefeitura de Jales oferecendo Cursos Gratuitos a Comunidade.

O Programa UAB

O Programa Universidade Aberta do Brasil foi criado no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva para oferecer cursos superiores na modalidade a distância, principalmente para atender 2 objetivos básicos: levar ensino superior público e gratuito a localidades distantes e que não possuem Instituições Públicas de Ensino Superior, possibilitando assim o desenvolvimento regional; e a formação e capacitação de professores.

O Polo Regional de Jales

O Polo de Apoio Presencial Regional de Jales foi selecionado através do Edital nº 1, de 16 de dezembro de 2005 do Ministério da Educação, e teve seu funcionamento iniciado no ano de 2007. Funciona em uma área de aproximadamente 17 mil metros quadrados, sendo 4.680 metros quadrados de área construída e contando com toda a estrutura e equipamentos necessários para atender os cursos e alunos.

O prédio fica localizado no Bairro Jacb II (antigo CAIC) e foi cedido pela Prefeitura de Jales, a qual é mantenedora do Polo.

As Instituições de Ensino Superior oferecem e administra os cursos dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), colocando seus recursos humanos (docentes, coordenadores, funcionários de apoio) a disposição do programa. O Município de Jales entra com a Infra-estrutura dos Pólos (prédio, laboratórios, equipamentos, computadores, biblioteca), manutenção e disponibilização de funcionários de apoio. O Ministério da Educação entra com as bolsas de capacitação da equipe (tutores, coordenadores, docentes e supervisores), além de livros para biblioteca, doação de computadores e laboratórios.

Os Cursos de Graduação Superior

O Polo Regional de Jales conta hoje com 9 cursos de graduação superior, sendo 2 de bacharelado (Engenharia Ambiental e Sistemas de Informação), 5 de Licenciatura (Pedagogia, Educação Musical, Física, Letras-Espanhol e Matemática), 2 de Tecnólogo (Gestão Pública, Agricultura Familiar e Sustentabilidade).

Os Cursos de Pós-Graduação e Aperfeiçoamento

Nestas áreas já foi realizado o Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, e está em andamento mais 4 Cursos de Pós-Graduação: Estudo para as Relações Etnicorraciais (ERER); Gestão Pública; Gestão em Saúde; Ciência e Tecnologia.

As Instituições de Ensino Superior

Os cursos são oferecidos no Polo Regional de Jales por Instituições Ensino Superiores Públicas Federais: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/SC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/SP) e Universidade Federal do ABC (UFABC/SP).

Os alunos

Os alunos estão distribuídos em 27 turmas, sendo que dessas 3 turmas já concluíram seus estudos e existindo 24 turmas em andamento no polo, contando com aproximadamnte 1000 alunos matriculados. Os alunos em sua maioria são da Região de Jales.

Os eventos

. Colação de Grau da Terceira Turma do Curso de Gestão Pública, contando com 48 formandos.

Figura 01: Colação de Grau da Terceira Turma do Curso de Gestão Pública – UAB/IFSC/Polo Regional de Jales/Prefeitura de Jales (05 de novembro de 2011).

. ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar).

As atividades tiveram o apoio da Prefeitura e Câmara do Município de Jales, e firam organizadas pelo Polo Regional de Jales (UAB), Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Jales e a Coordenação do Curso de Educação Musical da UFSCar.

O “Projeto de Extensão Música e Comunidade” da UFSCar foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2011.

Figura 02: Apresentação da Orquestra Experimental da UFSCar composta por 90 músicos e sob a Regência da Profa. Dra. Maria Carolina Joly (setembro de 2011 em Jales).

O funcionamento

O Polo funciona de segunda a sexta-feira nos três períodos (manhã, tarde e noite) e aos sábados em 2 períodos (manhã e tarde), sendo que muitas atividades avaliativas são realizadas aos domingos. Uma equipe formada por 36 pessoas, entre funcionários, tutores, estagiários e coordenador do polo, comandam os trabalhos de suporte aos alunos e cursos, e também na manutenção do prédio e equipamentos.

Figura 03: Vista parcial das Instalações do Polo Regional de Jales/UAB/MEC.

 

Figura 04: O Laboratório de Química do Polo atende ao curso de Engenharia Ambiental e foi equipado pela Prefeitura do Município de Jales (SP).

%d blogueiros gostam disto: